quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bondade altruísta existe?

Já tinha visto a tradução de Offer, da Alanis, mas nunca linkei uma coisa com a outra. Observando o vídeo abaixo, fica evidente a sua verdadeira tradução.



Segue trecho de um texto antigo meu falando sobre o assunto:

E com o tempo você vai aprendendo que as pessoas são mais hipócritas e egoístas do que você pensa, porque ninguém (incluindo você) faz o bem porque é realmente bom, mas porque praticar bondade satisfaz a sua própria vaidade. E mesmo a sua mãe, aquela “santa” que só dorme depois que você chega bêbado da balada as cinco da manhã, só se preocupa com você porque ELA MESMA não quer sofrer caso te aconteça algo de ruim, ou porque ela adora mostrar para o seu pai e para os vizinhos que é uma boa mãe. É como um marido que só traz flores para a esposa e diz que a ama porque, no fundo, só quer ter transas cada vez melhores.

E aprende que mesmo você quando sente dó ou vontade de ajudar alguém, isso não tem nada a ver com o fato de você ser bonzinho, mas porque VOCÊ não queria estar na pele daquele desgraçado. E se um miserável lhe pede um prato de comida, você só o ajuda porque isso faz você, exclusivamente VOCÊ se sentir bem. E pra ser sincero, você até sente um certo prazer ao ver a desgraça alheia.


Escrevi esse texto faz uns 3 anos, mas ainda continuo concordando comigo!

4 comentários:

Garota Enxaqueca disse...

Oi, Danilo! Não vi o video aí em cima... Mas estou de acordo com o seu texto... Só que isso é tão complicado... Faz com que deixemos de ter esperança em tudo!

Sobre o seu comentário no meu blog, eu estava falando em casos específicos, como o meu, de ter feito a gastroplastia. Vários fatores se juntam para provocar muitas coisas. A depressão vem nesse caso para uma boa parcela dos gastroplastizados...

Besos, besos, guapo..

Unknown disse...

Danilo,td bem?
Eu sou a Andréa que contou sobre os piriris no blog da Enxaqueca.
Sério que eu estou com falta de vitaminas?
Meu,fiquei assustada agora.
Depressão não é,pq eu já sou louca desde que me conheço por gente,então isso tá sossegado.
Mas ficarei de olho.
Valeu pela dica.
Amei o dicionário,ri um monte.
Aliás tô vasculhando o blog todo,se me permite.
Abração.

Unknown disse...

Entendi!
Estou fazendo minha pesquisa pra ver o que pode estar rolando.
Brigadão.
Bjs

Garota Enxaqueca disse...

Nossa!!!

Muito obrigada mesmo pelas páginas, Danilo!!!

=D

Besos, besos...